Entrevista Galp Paulo Pinto

Dr. Paulo Pinto – Responsável de Formação


 


Programa CBC – Competências Base de Chefia (2011/2012)


O Programa CBC da Galp Energia, levado a cabo entre Setembro de 2011 e Fevereiro de 2012 e que contou  com cerca de 300 participantes, teve no seu Modulo  IV - Gerir  é Treinar, a colaboração da Team Work no treino de competências de Gestão de Equipas, Comunicação Eficaz, Negociação o e Gestão de Conflitos, Liderança e Coaching. Convidamos o Dr. Paulo Pinto, responsável por este projecto, a partilhar um balanço do Programa CBC.


1) Como caracteriza o desenvolvimento deste projecto e qual considera ter sido o impacto que o programa CBC teve na vossa organização?


O Programa CBC tinha 2 objectivos bem definidos: por um lado queríamos dar a conhecer toda a Empresa aos colaboradores, os seus serviços, os seus negócios, as suas especificidades, dificuldades e êxitos. Apesar de todo o esforço em Comunicação Interna é frequente ouvirmos colegas que não fazem ideia do que faz o colega duas secretárias ao lado e pretendemos com esta acção contribuir para o colmatar dessa lacuna.


Havia uma segunda vertente que era a de dotar todas as chefias intermédias da Empresa de competências comportamentais adequadas para um bom exercício da função.


Ambos os objectivos foram plenamente atingidos e o Programa foi um sucesso.


2) De que forma é que o módulo IV de treino comportamental, dirigido pela Team Work, contribuiu para melhorar a eficácia das Chefias de Base na gestão das suas equipas e em que medida é que a metodologia de treino da Team Work se enquadra com o desenvolvimento pessoal e profissional que preconizam para os quadros da Galp?


Da forma como encaramos a Formação profissional o sentido da aplicação práctica  dos conhecimentos adquiridos é essencial para uma boa aprendizagem e a utilização de metodologias experienciais que produzam emoção e deixem “marca” são também muito importantes para uma maior retenção do conhecimento. Sob esse ponto de vista a metodologia de treino utilizada pela Team Work e as metáforas utilizadas transpostas para contexto de trabalho são inovadoras e extremamente eficazes.

 

Em resumo eu diria que os processos pedagógicos utilizados e o profissionalismo e experiência de toda a sua equipa são a chave que fazem da TeamWork uma empresa de sucesso e uma parceira de formação privilegiada da Galpenergia. 

Mais Notícias

Entrevista Engº Adolfo Silva - Brose Portugal

"Brose Portugal."

Ver mais

Intervenção Jorge Araújo

"Associação Portuguesa de Contact Centers."

Ver mais

Pensar e Intervir como um Treinador

"MEGASIS."

Ver mais