Calzedonia

Durante o ano de 2012, a Team Work desenvolveu um projecto de treino continuado com a Direcção e Responsáveis de Zona das três marcas do Grupo Calzedonia (Calzedonia, Tezenis e Intimissimi). Este projecto iniciou-se com uma fase de diagnóstico e acompanhamento dos participantes on the job, de modo a permitir o levantamento de necessidades concretas de formação, permitindo assim o desenho de programas à medida da realidade do Grupo.

Findo o projecto, convidamos a Directora de Recursos Humanos, Dra. Alice Santos, para partilhar connosco o seu testemunho sobre o trabalho realizado.

1. Qual o balanço que faz do Projeto de Treino realizado durante o ano 2012?

O mote dado foi: “Liderança para a Excelência”, pelo que o desafio era sem dúvida entusiasmante! E como disse Aristóteles: “Nós somos o que repetidamente fazemos. Por conseguinte, a excelência é um hábito.”
Numa análise sintética, o balanço do projeto de treino realizado em 2012 é muito positivo. Senti desde a primeira abordagem (Kick-off), um envolvimento e motivação de todos os participantes, existindo sempre muita abertura e disponibilidade. A cada etapa do projeto o entusiasmo foi aumentando e as expectativas cada vez maiores.
Os feedbacks que fui obtendo demonstravam um grande envolvimento e uma preocupação com a melhoria contínua de todos os elementos. O retorno obtido culminou no meu entender com a sessão de Teambuilding, onde todos, sem exceção, se envolveram numa emocionante peça de teatro com a particularidade de ter de ser apresentada a um público externo, revelando que quando acreditamos, somos capazes.

2. Que impacto tem sentido na organização, fruto das experiências de formação levadas a cabo pela Team Work?

Cada vez mais o investimento que o Grupo Calzedonia tem feito em formação, tem-se demonstrado uma mais-valia para a nossa empresa e para os nossos colaboradores, pelo que a aposta feita com a Team Work foi sem dúvida notória. Os impactos ao nível das competências de liderança, de comunicação e de espírito de grupo, conseguindo criar uma maior unificação entre os diferentes conceitos (Calzedonia, Intimissimi, Tezenis e Outlet) e os Departamentos (Head Office e Sales Force), criando um espírito verdadeiramente coeso.
A Formação é algo muito valorizado pelos nossos colaboradores, no entanto a influência de uma empresa como a Team Work, faz a diferença e sente-se um real envolvimento, com consequências no terreno.

3. Como sentiu as experiências de, por um lado ter estado envolvida na conceção e acompanhamento do Projeto de Treino, e simultaneamente, ter participado ativamente nos programas?”

O ambiente informal que se vive no Grupo Calzedonia permite-nos ter uma proximidade entre todos os colegas independentemente da função que desempenhamos. A minha proximidade com todos os elementos foi fundamental para a minha aceitação no grupo sem qualquer constrangimento.

Do ponto de vista pessoal, consegui abstrair-me do meu envolvimento anterior na conceção do projeto e dediquei-me com o maior empenho em todas as tarefas de grupo, senti-me como um par. No entanto do ponto de vista da Direção de Recursos Humanos foi muito gratificante ver e sentir o envolvimento de todos.

Mais Notícias

Entrevista Engº Adolfo Silva - Brose Portugal

"Brose Portugal."

Ver mais

Intervenção Jorge Araújo

"Associação Portuguesa de Contact Centers."

Ver mais

Pensar e Intervir como um Treinador

"MEGASIS."

Ver mais