SONANGOL – MS TELCOM (Angola)

Em 2011, iniciamos um projeto de treino comportamental com a MS Telcom, empresa do Grupo Sonangol, dirigido a diferentes níveis hierárquicos da organização, através da realização de um conjunto de ações do nosso programa “Treino de Equipas de Alto Rendimento”. Este programa tem como principal objetivo dotar as chefias de um conjunto de ferramentas úteis à mobilização da motivação das equipas que dirigem, treinando-as, quer na utilização de diferentes estilos de liderança, quer na forma como podem potenciar o seu impacto comunicacional e aplicar a técnica do feedback junto dos seus colaboradores.

Entrevistámos o Dr. Coutinho Pedro, Chefe de Departamento de Planeamento, Formação e Desenvolvimento da MS Telcom, a quem agradecemos, desde já, a disponibilidade em colaborar nesta edição.

1) Dr. Coutinho Pedro, enquanto Chefe de Departamento de Planeamento, Formação e Desenvolvimento da MS Telcom, como avalia o papel da formação comportamental e do desenvolvimento das soft skills dos gestores e quadros diretivos das empresas, face ao atual contexto de crescimento económico em Angola?

A componente comportamental é fundamental no processo de desenvolvimento integral de competências no capital humano. Hoje, considerando que a tecnologia e o capital financeiro deixaram de ser os fatores determinantes para o sucesso das Organizações, o seu diferencial competitivo assenta em grande medida, na atitude assumida pelos seus colaboradores face aos inúmeros e sucessivos desafios que se colocam aos mercados.

Pelo que, sou apologista da estratégia de desenvolvimento das “soft skills” dos gestores e quadros seniores com vista a promoção da sustentabilidade dos negócios das empresas.

2) Na sua opinião, em que medida a Metodologia de Treino da Team Work responde às necessidades especificas que as empresas angolanas enfrentam na atualidade?

A Metodologia de treino da Team Work ao incorporar jogos, trechos de filmes e frases de reflexão sobre determinadas matérias, permite ao formando analisar com realismo o processo de interação entre os líderes (gestores) e os liderados, induzindo-os no exercício profundo de introspeção e análise dos papeis de ambos nesse complexo, porém importante processo de relacionamento.


3) Como qualificaria o impacto interno do projeto iniciado pela Team Work em 2011, dirigido aos Diretores e Gestores da MS Telcom e que teve continuidade, já em 2012, com a realização de uma intervenção para quadros técnicos e team leaders?

Embora que a consistência dos resultados de desenvolvimento de competências da componente comportamental são de difícil aferição, quase todos os participantes das duas ações manifestaram sua satisfação e timidamente algumas barreiras na comunicação descendente, ascendente e horizontal vão-se removendo, o que gradualmente poderá propiciar mais envolvimento e engajamento das pessoas no desempenho das suas funções.

Mais Notícias

Entrevista Engº Adolfo Silva - Brose Portugal

"Brose Portugal."

Ver mais

Intervenção Jorge Araújo

"Associação Portuguesa de Contact Centers."

Ver mais

Pensar e Intervir como um Treinador

"MEGASIS."

Ver mais