“Num mundo mais comandado pela necessidade da especialização, existe hoje a plena convicção que a escola e a universidade estão a desenvolver competências dos alunos na área do conhecimento.
Os nossos jovens e jovens adultos estão a sair do ensino e a ingressar no mercado de trabalho com mais conhecimento e melhor preparação, sobretudo nas áreas tecnológicas.
Mas, ainda assim, não estão a comunicar melhor, a liderar ou a trabalhar melhor em equipa.
Porquê?
1. Os professores não têm competências de Liderança e de Gestão de conflitos;
2. O nosso ensino continua a ser eminentemente dominado pela ideia da passagem do conhecimento e distante das necessidades práticas que a exigente vida profissional coloca.
Como resolver o problema?
Como transformar este modelo de ensino tradicional, antiquado e exclusivamente assente no conhecimento, numa experiência rica em vivências, capaz de treinar os jovens e preparar a sua integração plena nos desafios de um mundo profissional mais exigente nas competências ligadas à inteligência emocional ?
Desde 1997, a Team Work Consultores, surgida no mercado da formação comportamental, apresenta a única solução consistente:
É preciso treinar!
No próximo dia 30 de Março, em parceria com a AEP, a Team Work realiza um Seminário sob o tema “Gerir ou Liderar? Razão ou Emoção?”
Um conjunto de diferentes intervenções, a cargo de importantes Líderes de empresas, permitirão a abordagem prática dos temas ligados ao comportamento.
Tal como no treino Desportivo acontece, os Líderes empresariais estão cada vez mais ligados à preocupação comportamental, questionando, sugerindo e refletindo sobre a importância do tema no sucesso das empresas que lideram.
Para quando esta preocupação ligada às Escolas e Universidades onde são formados os nossos filhos?
Porque a recente apresentação do “Novo Perfil de Competências dos Alunos”, constitui mais uma oportunidade perdida neste caminho.
Voltamos a ver o treino comportamental a ficar de fora das prioridades de ensino. E os dados recentemente noticiados sobre a indisciplina no ensino adensam a nossa preocupação.”