Artigo de Opinião | Jorge Henriques

Depois do Teambuilding

“Os senhores têm de se sentar! O autocarro não arranca se não se sentarem, cada um no seu lugar!”
O Condutor do autocarro procura acalmar os participantes do Teambuilding. A viagem de regresso ainda é demorada e é tempo de se porem ao caminho.
No corredor do autocarro, os participantes contam episódios. Animados, relembram comportamentos de colegas que antes conheciam quase só de vista. E sobre os quais não tinham a melhor impressão…
“O Manel, aquele antipático que só levanta problemas, viram como se envolveu? As ajudas que deu!..sempre a colaborar!”
Era este o ambiente vivido no autocarro da equipa, após a Acção de Teambuilding destinada a criar maior solidariedade e entreajuda entre diferentes sectores de actividade da empresa.
Os responsáveis de RHs andavam preocupados com a falta de comunicação, com a relação tensa entre departamentos, ausência de entreajuda, pouca tolerância para com os erros alheios. Pouca disponibilidade para reconhecerem erros próprios. No mesmo departamento comunica-se por e-mail!
Um dia de treino Outdoor, dirigido pela Teamwork, permitiu treinar atitudes e comportamentos. Nos exercícios, feitos de forma exigente, os participantes envolveram-se, deram o máximo. Comunicaram para resolver problemas, ajudaram-se mutuamente e foram solidários.
No final, em sala, apresentaram conclusões. As reflexões indicam a necessidade de transferirem atitudes e comportamentos do dia de treino para o local de trabalho.
Do palco, o Treinador da Teamwork, em intervenção de fecho, assevera as necessidades de trabalharem em equipa sem se esquecerem de que todos juntos formam um todo maior do que a soma das partes.
Por fim, após alguma insistência do condutor do autocarro, lá seguiram viagem. Animados pelas experiências de um dia que não vão esquecer.

Mais Notícias

A Liderança do Treinador

"Lactogal."

Ver mais

Intervenções Motivacionais – Prof. Jorge Araújo

"A Atitude faz a Diferença!."

Ver mais

O Treinador na Empresa

"Transdev."

Ver mais