Diário de um Treinador

2003
Indisponível
Escrevi este Diário de um Treinador ao longo da época desportiva 2001/2002. Nele procurei refletir sobre o que ia acontecendo na preparação e nas competições da equipa profissional de basquetebol da Ovarense Aerosoles. Um desafio e, acima de tudo, uma aprendizagem. Por vezes, escrever não era aquilo que mais me apetecia fazer, mas, com o tempo, tal reflexão foi-se tornando num hábito. Que persistirá para além desde livro. E ainda bem.

Aqui o leitor encontrará altos e baixos. A razão e a emoção num confronto constante. A transpiração e a inspiração, em doses que necessariamente requerem ser complementares. O trabalho prévio e a antecipação estratégica a sobreporem-se claramente a eventuais “golpes de asa”. Antes de as competições começarem, é tudo muito pensado. Com o começo das competições, e consoante os resultados que a equipa vai obtendo, surgem as primeiras hesitações. A ansiedade cresce gradualmente.

É importante que se saiba que o dia-a-dia do treinador vai muito além da condução do processo do treino desportivo. Que não somos “super-homens”, que temos dúvidas, medos e hesitações, que erramos. Como qualquer ser humano.

Para encomendar

Dados de Facturação